Núcleo de Solução de Conflitos discute práticas de mediação com representantes da Agência Nacional de Saúde (TJRJ)
Com o objetivo de aperfeiçoar a participação das empresas por meio de uma gestão estratégica da saúde e de um canal de mediação que busque solução de conflitos, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Cesar Cury, se reuniu nesta terça-feira, dia 10, com representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo o magistrado, o projeto elaborado pelo Nupemec visa reter, tratar e resolver conflitos antes deles se tornarem um processo. “Esse é um projeto que estamos construindo junto com empresas de setores da saúde privada. A conversa com a ANS é um convite para participar do que chamamos de Centros Especializados de Soluções de Conflitos da Saúde Suplementar. É encontrar um novo modelo para tratamento das questões relacionadas à saúde, evitando a judicialização e atendendo melhor a sociedade”, explicou.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) já é parceira do TJRJ na criação de canais para resolução de conflitos enfrentados por usuários dos planos de saúde. Para acompanhar esse modelo de prevenção de demandas e litígios na área da saúde, o projeto-piloto elaborado pelo Nupemec pretende facilitar o diálogo entre as empresas para resolução dos processos. A proposta é que a ANS forneça mais informações aos juízes.
Fonte: TJRJ, em 10.04.2018.